sexta-feira, 16 de julho de 2010

Carimbo da Campanha do Ouro

Esta é uma peça muito famosa entre os numismatas brasileiros, mas que permanece desconhecida das pessoas que não colecionam moedas e que hoje ganha espaço no nosso Museu Virtual:
Trata-se das moedas de prata que foram doadas pela população de São Paulo durante a Campanha do Ouro e que não chegaram a ser fundidas em Barras de Prata.

Segundo o mestre numismata Kurt Prober, essas moedas foram carimbadas em meados de 1935 na fase final de liquidação de bens doados para a campanha quando então teve-se a idéia de marcá-las para a posteridade.
A marca ficou conhecida como o "Carimbo do Capacete" e desde sua criação gera uma enorme polêmica sobre quantas foram "carimbadas" e em quais circunstâncias, sendo que alguns afirmam que moedas circulantes chegaram a serem carimbadas numa "troca de favores". De todo modo tratam-se de moedas muito escassas atualmente e com um enorme significado histórico.

Abro aqui um parênteses para alertar que alguns vendedores inescrupulosos tem anunciado como originais moedas antigas carimbadas recentemente - e que destoam completamente na qualidade de detalhes das moedas "originais" marcadas em 1935.

Abaixo vemos duas moedas Imperiais de prata, com o "Carimbo do Capacete".
Essas duas moedas estiveram presentes no mais glorioso momento de nossa história paulista.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário