quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cartões Postais II

Como já vimos anteriormente, inúmeros cartões postais foram impressos durante a revolução no intuíto de possibilitar o contato entre os combatentes e seus familiares e amigos. Estes cartões traziam ilustrações que remetiam ao movimento e eram distribuídos pelo Correio Militar do MMDC.

Além das belas ilustrações, estes cartões nos contam histórias sobre a revolução, trazendo informações sobre os combates e os lugares que se tronaram célebres durante as batalhas. Abaixo podemos notar nomes como VILA QUEIMADA, CUNHA e CACHOEIRA, três localidades que viram intensos combates em 1932. História pura!!

O último cartão a direita na foto abaixo, foi enviado do meu avô para minha avó, escrito em Vila Queimada na Frente do Vale do Paraíba. Foi uma posição extremamente bombardeada por artilharia e pelos temidos "vermelhinhos", culminando com uma batalha feroz no dia 31 de agosto.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Os familiares também enviavam fotos para os combatentes no front.
Abaixo vemos uma foto de meu tio Luis de Campos Maia devidamente "fardado". Interessante é o que a minha avó Dulce escreve atrás da foto: "Luiz cheio de valentia em continência ao querido e bravo soldado Maia Netto"

Photobucket

Photobucket

Um comentário:

  1. São Paulo pelo bem do Brasil.
    O que mais marca é São Paulo trazer sempre o pavilhão nacional junto ao estadual, mostrando que a luta não era por interesses próprios e sim para o bem do Brasil.
    Pena que, principalmente, gaúchos e mineiros não sentiam o mesmo patriotismo.

    Cahe is a Blogger

    ResponderExcluir