sexta-feira, 24 de setembro de 2010

78 anos da morte de Mario Machado Bittencourt e José Angelo Gomes Ribeiro

"Tombados heroicamente
no cumprimento de um dever sagrado"

Na data de hoje completam-se setenta e oito anos da morte dos aviadores Bittencourt e Gomes Ribeiro.
Neste link é possível conhecer a breve porém marcante passagem destes dois jovens por este mundo.

Abaixo algumas relíquias a respeito destes aviadores, uma delas o diploma da Campanha do Ouro recebido pelos familiares de Bittencourt, tão cheio de significado e tão verdadeiro:
"A Família do Aviador Mario Machado Bittencourt deu ouro para o bem de São Paulo em Setembro de 1932."

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

O autor do blog gravou para a TV TRIBUNA/REDE GLOBO de Santos uma matéria que será exibida hoje no Jornal da Tribuna sobre os aviadores e sobre o abandono do monumento na Praia das Pitangueiras no Guarujá que também faz aniversário hoje e encontra-se abandonado e sem nenhum significado para os que ali passam.

Abaixo a reportagem entrevista um turista que como muitos desconhece o significado do que restou do monumento nas Pitangueiras.

Photobucket

Um comentário:

  1. Prezado Sr. Ricardo Della Rosa.- Parabens pelo interesse em divulgar o feito heróico de Gomes Ribeiro e Machado Bittencourt. Assisti à passagem do avião deles quando iam atacar o cruzador atracdo nas proximidades da Moema. Eu estava no morro do Jurubatuba, na Fortaleza de Itaipú, em setembro de 32. Vimos a fumaça da explosão do avião e a seguir ouvimos o estrondo. Mais tarde vim a saber que o ataque fora planejado pelo Major da aviação Militar (Exército) Lysias Rodrigues, e nele tomariam parte tres aviões (só vi um). Mas tarde, em 1935, conheci o Tenente Coronel Lysias ainda do Exército e mais tarde, com a criação da Aeronáutica, ele foi Brigadero do Ar. Muito obrigado.

    Cap. Ref. EB Gino Struffaldi
    Presidente da Soc. vet 32 - MMDC

    ResponderExcluir