segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Edifício Ouro para o bem de São Paulo

Um interessante marco da região central de São Paulo, o Edifício Ouro para o bem de São Paulo foi construído pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia com o dinheiro arrecadado pela Campanha do Ouro de 1932.
A razão de sua construção foi criar uma fonte perene de renda para a Santa Casa de Misericórdia com o aluguel das diversas salas comerciais do edifício e ao mesmo tempo prestar uma homenagem a este belíssimo episódio da história de São Paulo.

Um concurso foi criado em 1935 para eleger o melhor projeto para o edifício. O projeto vencedor foi o de uma estrutura representando uma bandeira paulista tremulando, apresentada pela Severo & Villares Cia Ltda - Escritório Técnico Ramos de Azevedo. A execução ficou a cargo da Cia. Construtora Camargo & Mesquita que entregou a obra em 1939.

Photobucket

A representação do "mastro" da bandeira de São Paulo é composta pelas alianças doadas, encimadas por um capacete de aço.

Photobucket

Situado na Rua Álvares Penteado, o edifício fica literalmente espremido entre outras construções em um ângulo que torna difícil apreciar seus contornos em estilo Art Déco. Na época que fiz as fotos o prédio passava por uma merecida reforma em sua fachada.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

6 comentários:

  1. Meu, linda história... que estado tem algo assim tão marcante em sua história, hein??? Terra de heróis!

    ResponderExcluir
  2. Muito linda esta publicação. Resgate da memória paulistana.

    ResponderExcluir
  3. Hoje, 17 de agosto de 2014, tirei fotos que parecem as mesmas tiradas na postagem. Um descaso com a história e o patrimônio desta cidade.

    ResponderExcluir
  4. Uma magnífica história de amor ...........

    ResponderExcluir
  5. É uma construção muito simbólica nos dias de hoje. E eu penso: o que terá acontecido de lá pra cá (cerca de 80 anos)com nossos políticos e intermediários que não só financiaram a causa pretendida como destinaram o que sobrou dela em prol da própria população. Por que esse mesmo edifício hoje está praticamente abandonado e envolvido em escândalos de corrupção e desvio de dinheiro? O que faz o homem chegar a esse ponto? Pelo menos este edifício está aí para nos lembrar de que um dia foi possível confiar em políticos. Que pena que não podemos mais. Pelo contrário: São capazes de inventar uma obra sem finalidade nenhuma para poderem desviar dinheiro.Que pena!

    ResponderExcluir
  6. Deveriam dar manutenção nesse edifício, visto o que significou e ainda significa para os paulistas! FOMOS HERÓIS, e isso ninguém pode tirar de nós!

    ResponderExcluir