quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fotos de Estúdio

Uma das lembranças mais comuns que os soldados paulistas trouxeram da revolução foram as fotografias.
Muitos fotógrafos famosos na época colocaram seus préstimos à disposição de quem quisesse enviar uma foto em formato de cartão postal para a amada ou para a família.
Dentro desse universo de fotografias existem um tipo bem mais raro, que são as fotos tiradas em estúdio - ou seja, no atelier do fotógrafo. São fotos interessantes e muito belas, que trazem em detalhes o orgulho de usar um uniforme constitucionalista. Trago hoje algumas que estão em meu acervo, com o tempo mostrarei outras.

Como colecionador de capacetes paulistas não posso deixar de amar esta foto.
Um retrato que mostra em close o uso do capacete modelo francês. O soldado não está identificado na parte de trás.

Photobucket

Aqui vemos a guarda do MMDC de Morumgaba/Amparo em foto datada de 6 de agosto de 1932. Fortunato Milani, B. M. Sant´anna, Dr. Juarez de Godoy e Benedicto Barbosa são os nomes manuscritos no verso.

Photobucket

Photobucket

Para finalizar um voluntário não identificado, consta no verso apenas Baurú - Setembro de 1932. Digno de nota é o uso de um distinctivo paulista na lapela.

Photobucket

2 comentários:

  1. Olá Ricardo!

    Muito bonitas as fotos.

    Essas fotos de estudio em tempos de guerra são umas preciosidades.

    Acho que é uma tradição do soldado, que [pelo menos aqui no Brasil] remonta a epoca da Guerra do Paraguai, quando a fotografia começou a ser difundida aqui no Brasil.

    Como voce disse, essas fotos demonstram o orgulho do combatente ao ostentar o uniforme, coisa rara hoje em dia! Ter patriotismo está em extinsão. Infelizmente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ola Ricardo, primeiramente meus parabens pelo blog, muito bom mesmo! Tenho uma foto dessas de meu avo que lutou no MS, fazia parte da cavalaria do batalhao de cacadores. Vou digitaliza-la e te envio por e-mail

    ResponderExcluir