terça-feira, 7 de junho de 2011

Matérias sobre a Campanha do Ouro

Por conta da proximidade do 9 de Julho, temos muitos visitantes novos acessando o blog. Para facilitar o acesso destes a esta brilhante página da história de São Paulo, resumi abaixo algumas informações e objetos relevantes sobre Campanha do Ouro de 1932. No final do post segue uma pequena lista de links com os assuntos em detalhes. Espero que gostem!

Photobucket

No início da Revolução de 32 os bônus de guerra ajudavam a financiar a luta e eram bem aceitos, mas com as vitórias das tropas federalistas os bônus poderiam deixar de ter seu valor pago, então os revolucionários lembraram da campanha alemã na 1ª Guerra Mundial: GOLD GAB ICH FUER EISEN – DEI OURO POR FERRO. Assim criaram a CAMPANHA DO OURO: DEI OURO PARA O BEM DE SÃO PAULO.

Photobucket

Durante a campanha de arrecadação de ouro para manter São Paulo lutando, a comissão de direção da campanha mandou imprimir diplomas e criou anéis e medalhas para os doadores.
Os que doavam ALIANÇAS DE OURO recebiam os anéis com os dizeres DEI OURO PARA O BEM DE SÃO PAULO. Os doadores de objetos recebiam os anéis-sinetes e podiam ser comprados os anéis da campanha com o desenho simbólico de cada profissão.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Quem doava OURO (em moedas, medalhas ou jóias) recebia em troca uma medalha em bronze dourado, desenhada por José Wasth Rodrigues e que serviu de base para o desenho do Brasão do Estado de São Paulo.

Photobucket

Uma outra peça significativa do período é a MOEDA PAULISTA, que traz os versos de Guilherme de Almeida.

Photobucket

Em meados de 1935 na fase final de liquidação de bens doados para a campanha algumas moedas doadas foram marcadas para a posteridade. A marca ficou conhecida como o "Carimbo do Capacete" e desde sua criação gera uma enorme polêmica sobre quantas foram "carimbadas" e em quais circunstâncias.

Photobucket

A campanha arrecadou um total de 9.152.464$650 (em Réis) ou 120 Milhões de Cruzeiros (em dinheiro de 1951). Seria o equivalente a R$ 31.591.452,66 hoje em dia (atualização janeiro de 1951 a janeiro de 2010 tendo por base o índice IPC-SP FIPE).

Photobucket

Com a Revolução irremediavelmente perdida, optou-se pela doação dos bens para a Santa Casa de Misericórdia (antes dos ditatoriais colocarem as mãos no dinheiro) e esta cuidou da fundição deste valor em barras de OURO E PRATA sendo que destas foram feitas 16 de OURO e 104 de PRATA em caráter comemorativo.

Photobucket

Um interessante marco da região central de São Paulo, o Edifício Ouro para o bem de São Paulo foi construído pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia com o dinheiro arrecadado pela Campanha do Ouro de 1932.
A razão de sua construção foi criar uma fonte perene de renda para a Santa Casa de Misericórdia com o aluguel das diversas salas comerciais do edifício e ao mesmo tempo prestar uma homenagem a este belíssimo episódio da história de São Paulo.

Photobucket

Photobucket

LINKS SOBRE A CAMPANHA DO OURO:
* Anéis da Campanha do Ouro
* Diploma de colaboração a Campanha do Ouro
* Barra de Prata - CAMPANHA DO OURO
* Bonus Pró Constituição
* Moeda Paulista
* Medalha trocada por OURO
* Carimbo da Campanha do Ouro
* Anel e recibo de doação para a Campanha do Ouro
* Formulário de doação para a Campanha do Ouro
* Últimas unidades da Moeda Paulista
* Propaganda: Cartazes da Revolução de 32
* Edifício Ouro para o bem de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário