terça-feira, 9 de agosto de 2011

Espada francesa da Força Pública de São Paulo

Trago hoje uma belíssima espada francesa usada pela Força Pública do Estado de São Paulo até o final dos anos 1930. Posteriormente este modelo de espada foi sendo substituído aos poucos pela espada de uso das Forças Armadas, trazendo o Brasão da República. A 1ª Missão Francesa atuou em São Paulo de 1906 a 1914 com a eclosão da I Guerra Mundial, a 2a Missão Francesa ocorreu de 1919 a 1924.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Abaixo vemos o Comandante da Força Pública de São Paulo entre Maio de 1928 a Abril de 1931, Coronel Joviniano Brandão empunhando uma espada do mesmo modelo.

Photobucket

5 comentários:

  1. Meu caro tenho dois panfletos originais que convocavam a população para ir à luta por SP. Caso seja de seu interesse postar as imagens no Blog, me avise que eu escaneio os dois e te passo por E-Mail.

    Abçs
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Estas espadas ainda são usadas nas solenidades no Regimento 9 de Julho, pelos integrantes da Seção de Picaria e Volteio, quando estes realizam a escolta da Bandeira Nacional. Outra ocasião de uso é pelos Subtenentes quando são escalados para o serviço de Oficial-de-Dia (geralmente às sextas-feiras) no comando da Guarda do Quartel.

    Abraços
    Euclides Cachioli de Lima

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma Espada desta, comprei na França no Marché au puce, quando fui para a cidade montpellier.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma espada desse tipo, ganhei de um amigo porque ele queria se desfazer em virtude da morte do sogro dele que era oficial dá Força Pública. Qual seria o valor desse material?

    ResponderExcluir
  5. Me mande por favor um email no tudoporsp1932@gmail.com

    ResponderExcluir