terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Julio Prestes de Albuquerque

Trago hoje um pouco mais sobre meus antepassados. Meu avô Manoel Maia Neto era filho de Dona Olímpia Prestes Maia de Itapetininga e do Dr. Luiz de Campos Maia, nascido em Pindamonhangaba e Promotor de Justiça em Itapetininga.
Dona Olímpia (conhecida na minha família como Vovó Zica) era filha do Coronel Fernando Prestes de Albuquerque e irmã do Presidente Júlio Prestes. Além do meu avô, Vovó Zica teve outros três filhos: Luíz, Maria do Carmo e Múcio (que em 1932 serviu no Batalhão 14 de Julho). Abaixo algumas fotos que acredito nunca foram publicadas anteriormente, de diferentes épocas da vida pública do Presidente Júlio Prestes.

Revolução de 1924. 1o B.C.P "Coronel Fernando Prestes"

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Esta mesma foto encontra-se no livro "Patriotas Paulistas na Columna Sul" de Ayres de Camargo, publicado em 1925.

Photobucket

Recepção no Palácio dos Campos Elíseos.

Photobucket

21 de Maio de 1929, transmissão do governo do Estado no Palácio.

Photobucket

Outra imagem sem data, no Palácio dos Campos Elíseos.

Photobucket

Chegada do Presidente Júlio Prestes em São Paulo, abril de 1929.

Photobucket

Coronel Fernando Prestes de Albuquerque (1855 — 1937). Quarto Presidente do Estado de São Paulo entre novembro de 1898 e maio de 1900.

Photobucket

Dona Olímpia Prestes Maia, a vovó Zica.

Photobucket

5 comentários:

  1. ... E não é que você tem traços do Presidente Júlio Prestes?!
    Interessante ver essas fotos "perdidas" dele!

    Oportunamente, publique mais sobre Itapetininga em 32, Ricardo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Manoel,

    Meu nome é Ana Amélia e sou neta de Múcio.
    Nunca tinha visto foto da Vó Zica e, confesso, fiquei emocionada.
    Tenho uma foto dos 4 filhos (Tio Luis, Tio Manoel, Titininha e do meu avô) pequenos que é minha predileta dentre as preciosidades guardadas em casa.
    Abraços da prima

    ResponderExcluir
  3. Carlos Vasconcelos2 de março de 2012 12:09

    Mas, então, Ricardo, o amigo é descendente do grande Dr. Julio Prestes de Albuquerque?!

    Bem diz o ditado que afirma o fruto não cair longe da árvore!

    O Dr. Julio Prestes foi uma das figuras mais ilustres e injustiçadas de nossa terra.

    Dos mais antigos de minha família, sempre ouvi a lamentação por não ter podido, aquele grande Paulista, ter assumido a presidência da República, tolhido que foi por motim armado de oligarquias regionais.

    Parabéns pela ilustre ascendência!

    ResponderExcluir
  4. Do que morreu Júlio Prestes?

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado por suas fotos, cara. Muito bonitas. Você não teria algumas aí que tratem da campanha presidencial de 1929-1930? Eu estive no setor iconográfico do Arquivo Público do Estado de São Paulo para pesquisar na coleção Júlio Prestes, mas não pude consultá-la porque no momento não está aberta ao público, por não estar organizada e por precisar de restauração. Eu estava exatamente procurando por fotos da campanha dele para a presidência da República, sobretudo aquelas em que aparece o candidato à vice-presidência, Vital Soares.
    Muito obrigado
    Jonas

    ResponderExcluir