segunda-feira, 26 de março de 2012

80 anos da morte do General Julio Marcondes Salgado - Parte II

Dando sequência a série de posts sobre os 80 anos da morte do General Julio Marcondes Salgado, trago hoje imagens inéditas do acervo que a família do General Salgado mantém. O guardião e mantenedor destas peças é o seu neto, CEL PM Elyseu Guilherme Salgado Rocha, que ao longo do tempo reuniu e conservou estes importantes fragmentos da história de São Paulo e do Brasil. Pessoalmente posso dizer que conhecer estas peças, algumas famosas na iconografia paulista da Revolução de 32, é literalmente voltar ao passado - para a época que o povo paulista vivia ao lado de Heróis.

Não poderia começar esta matéria com nenhuma outra imagem, a não ser a mais famosa fotografia do General Salgado posando orgulhosamente ao lado do Troféu da Prova "Presidente da República Dr. Washington Luis P. de Souza" em Dezembro de 1929.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Um outro prêmio hípico, recebido antes da versão maior.

Photobucket

Luminária montada em uma munição de artilharia desativada, usada em 1924.

Photobucket

No móvel que era da casa do General Marcondes Salgado, os vários troféus de provas hípicas - tais como eram dispostos há 80 anos.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Despertador de uso diário do General Salgado, ao lado da heráldica da família.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

As mesmas medalhas que aparecem na foto acima, extamente da forma que eram usadas pelo General Salgado. Da esquerda para direita: Medalha Mérito Militar, Medalha da Legalidade e Ordem de Leopoldo II.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Inúmeras medalhas de competições hípicas.

Photobucket

Pena tinteiro que foi usada no casamento do General Salgado.

Photobucket

O acervo de documentos é um capítulo à parte. Alguns deles são verdadeiros tesouros de nossa história. Abaixo exemplar do livro do Centenário da Força Pública com dedicatória do então Coronel Marcondes Salgado.

Photobucket

Ofício de indicação da Ordem de Leopoldo II, datado de 1928.

Photobucket

Photobucket

Páginas célebres da nossa história: No dia 23 de Maio, o Governador Pedro de Toledo assina a nomeação do Tenente Coronel Marcondes Salgado como Comandante Interino da Força Pública do Estado de São Paulo e dois dias depois como Comandante.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Boletim do M.M.D.C emitido no dia da morte do General Marcondes Salgado, dando conta dos acontecimentos trágicos daquela manhã.

Photobucket

Photobucket

Por fim, o exame de corpo de delito apurando o acidente em Santo Amaro.

Photobucket

Mais uma vez agradeço a família do General Marcondes Salgado por proporcionar aos leitores do blog o acesso a este importante material. Recebam novamente o nosso muito obrigado.

"Um país sem memória não é apenas um país sem passado. É um país sem futuro."
Rui Barbosa

3 comentários:

  1. João Marcos Carvalho26 de março de 2012 13:56

    Documentação valiosíssima. Que as famílias de outros protagonistas da Rev. de 32 façam o mesmo. Este blog, comandado pelo bravo Ricardo, continua sendo o repositório das histórias que não podem ser esquecidas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns RICARDO, por mais uma notável coleção de fotos, todas excelentes, que mostram bem como os valores das pessoas eram premiados, por seus méritos.

    ResponderExcluir
  3. AnônimoMar 26, 2012 09:58 AM

    Ricardo, estou muito emocionada. Os heróis não podem ser esquecidos. Seu trabalho tem tido muita repercussão. Espero que as autoridades civis e militares do Estado o recoloquem no lugar que tem direito, por sua bravura e desprendimento. A nossa luta vai continuar com seu respaldo. Muito obrigada, Eloísa Maria Rocha Salvato.
    Desculpe, mas postei o comentário no post anterior.

    ResponderExcluir