quarta-feira, 7 de março de 2012

Revitalização do monumento no Morro do Gravi em Itapira

Em julho de 2010 postei uma matéria no blog que mostrava o monumento no Morro do Gravi em Itapira em um estado lastimável de abandono. Recebi esta semana algumas fotos tiradas pelo leitor Diego Nolasco que mostram a revitalização deste local. Uma feliz iniciativa que deveria ser seguida pela Prefeitura do Guarujá no Monumento aos Aviadores Constitucionalistas na Praia de Pitangueiras.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

7 comentários:

  1. Sem segredo: iniciativa simples, barata e bonita.
    Muito digno!

    ResponderExcluir
  2. João Marcos Carvalho8 de março de 2012 09:42

    Taí um exemplo a ser seguido pelos demais prefeitos paulistas. Aliás, infelizmente, a maioria deles sequer sabe o que foi a Revolução de 1932.
    Outra coisa: já que em 2012 comemoramos os 80 anos do Movimento, seria interessante uma campanha para recuperação e memorização dos nomes dos que morreram em combate. Veja que na placa do morro do Gravi não é citado números e nomes. Afinal, quantos morreram? Que unidades participaram da batalha? São dados fundamentais para que as gerações posteriores conheçam pelo menos os fundamentos que levaram nossos antepassados a lutar por determinada causa. Sugiro ao Ricardo que, por meio deste blog-trincheira, inicie uma campanha que possa envolver prefeitos, historiadores, jornalistas, militares, estudantes etc.. para que possamos, neste ano especial, recobrarmos a importância da data. O Nove de Julho não pode e nem deve ser apenas um feriado qualquer perdido no calendário, com comemorações concentradas no Ibirapuera. Vamos exigir que nossas autoridades abram espaços e dêem condições para que os volutários apaixonados pelo tema possam expôr seu material e divulgá-lo com todo apoio.
    Portanto, caro Ricardo, dê o toque de reunir e vamos à luta!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Marcus e João Marcos Carvalho,
    Realmente não precisa muito para tomar conta da memória dos nossos antepassados, acho que na maioria dos casos é necessário mais boa vontade do que recursos financeiros.
    A missão específica deste blog é resgatar diariamente nosso passado, divulgando personagens, fatos, locais e objetos através da internet. Espero estar cumprindo esta missão de forma adequada. Por outro lado a Sociedade Veteranos de 32 MMDC está na linha de frente trabalhando para mobilizar as autoridades e a sociedade na preservação da memória paulista no seu sentido mais amplo. E eles precisam de toda ajuda possível para isso. Creio que um movimento neste sentido pode ser bem direcionado através desta entidade. Abraços,

    ResponderExcluir
  4. João Marcos Carvalho9 de março de 2012 23:24

    Não há dúvida, caríssimo Ricardo, seu blog não só vem cumprindo este papel como vem, a cada dia, se tornando a publicação mais importante sobre 32 que este país já teve. Concordo quando você propõe um movimento direcionado pela Soc. Veteranos. Aliás, ninguém mais representativa que ela para estar na linha de frente do resgate histórico do Movimento.
    Entretanto, é preciso que todas as forças vivas interessadas no assunto atuem em conjunto no sentido de pressionar os que deveriam cuidar de nossa memória histórica a tomar posição. Não estou me referindo simplesmente a ajuda financeira. Falo, principalmente, de ação no campo educacional, como uma ampla campanha nas escolas públicas; em comemorações regionalizadas, onde historiadores possam contar aos moradores de determinadas áreas o que houve alí em 32. Enfim, a divulgação dos fatos históricos que irão contribuir para a preservação da memória constitucionalista. E nisso seu blog já é campeão. Nesse sentido, então, vamos pedir para os que tem contribuições a dar que o façam diretamente à Soc. Veteranos. Assim, ela ficaria com a missão centralizadora de congregar documentos, depoimentos, objetos,livros,filmes e tudo mais que pudesse compor a memória da Revolução. O caminho é esse.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Prezado João Marcos Carvalho
    Voce dis tudo o que eu queri dezer.
    Tenho pouco estudo mas muito interesse nesta Hitoria.Tenho alguns objetos que encontrei em Trinchias aqui na região Itapira e um projetil,
    que encontrei no TUNEL DA MANTIGUEIRA ONDE AS
    Tropas PAULISTA E FEDERAL SE DEBATERÃO

    ResponderExcluir
  6. Amigo anônimo
    Pouco importa se vc tem pouco ou muito estudo
    O q importa é q vc assim como eu tbm é apaixonado por esse capítulo fantástico na história do Brasil e juntamente com nossos amigos Ricardo,João Marcos Carvalho,Senhor Gonçalo,Dona Zilda,entre tantos outros q tbm são seguidores desse blog,temos a missão de ñ deixa-lo cair no esquecimento JAMAIS!!!

    ResponderExcluir
  7. Segue materia em que cita a Batalha no Morro do Gravi
    http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2012/07/07/jose-mango-ficou-para-contar-a-historia-do-combate-de-32.html

    ResponderExcluir