quarta-feira, 4 de julho de 2012

O serviço de "Lunch Expresso" durante a Revolução de 1932

Iniciativa das Senhoras e Senhoritas da "Instrucção Artística do Brasil" foi criado durante a revolução o serviço de "Lunch Expresso" que abastecia as tropas em combate com lanches acondicionados em pequenas caixas de papelão. Com sede na rua 24 de Maio no centro da cidade, o "Lunch Expresso" começou a funcionar em 15 de julho de 1932 abastacendo inicialmente as tropas do Batalhão Fernão Dias que aguardava transporte na Estação da Luz para a frente de batalha.

Cada uma das caixas geralmente continham 1 sanduíche, bananas, laranjas, ovo cozido, sal, biscoito, balas, paçoca, um santinho com a imagem de Nossa Senhora e um maço de cigarros. Era um pouco do conforto do lar na borda das trincheiras nos infinitos do Estado de São Paulo. Posteriormente as Senhoras e Senhoritas desta organização criaram o "Repouso do Soldado" onde ofereciam uma cama limpa e serviço de lavanderia para os soldados que retornavam do front. Os uniformes lavados eram devolvidos com bilhetinhos encorajadores nos bolsos. Inúmeras vezes o "Lunch Expresso" recuou Estado adentro junto com as tropas pelas cidades que eram tomadas pelas tropas Federais, colocando essas mulheres em perigo real de vida durante bombardeios e artilharia.

O serviço prestado por estas almas caridosas que cuidavam de um desconhecido com o mesmo cuidado que teriam com o marido, irmãos ou filhos acolheu milhares de soldados. A fibra da mulher paulista sustentando nosso esforço de guerra. A todas elas do "Lunch Expresso", o nosso mais profundo respeito.

Photobucket

É impossível não se emocionar ao perceber o carinho com que as caixinhas do "Lunch Expresso" eram feitas.

Photobucket

Abaixo imagens de um raro livreto sobre o "Lunch Expresso".

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Depois do final da revolução, os exilados não foram esquecidos pelos anjos do "Lunch Expresso".

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Um comentário:

  1. Graças a essa valorosas mulheres tão guerreiras quanto os homens q lutaram no front,nossos guerreiros encontravam um pouco de conforto em momentos de tanta dor!!!
    Através dessas simples mas singelas palavras deixo aqui minha homenagem a essas mulheres tão aguerridas q abdicaram do conforto de seu lar prá dar sua contribuíção na causa constitucionalista!!!
    OBRIGADO GUERREIRAS!!!

    ResponderExcluir