segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Aeronaves usadas pela Aviação Paulista em 1932

Uma pergunta muito comum é: Quais foram os aviões usados pela Aviação Paulista em 1932 ?
Para matar a curiosidade sobre este assunto, trago hoje fotos não apenas dos modelos utilizados pela nossa aviação, mas também fotos de cada uma das aeronaves mais famosas que entraram em combate pelos "Gaviões de Penacho" durante a revolução. São fotos inéditas vindas do meu acervo pessoal e que tenho o prazer de compartilhar com os amigos leitores do blog.

A minha pesquisa partiu do livro "Gaviões de Penacho" do Major Lysias Rodrigues, aonde pude encontrar características descritivas de cada avião, tais como as diferentes pinturas empregadas durante o período da revolução. Porém é necessário dizer que não sou especialista em aviação e que conto com a ajuda dos leitores para corrigir alguma provável informação trocada. Chega de papo, vamos às fotos!

WACO CSO (The Waco Aircraft Co, EUA) - "Waco Verde"
Mencionado pelo Major Lysias Rodrigues como o "Waco Verde". Abaixo duas imagens, uma ainda com as cores do Correio Aéreo Nacional (no hangar do Campo de Marte) e depois foi pintado de verde com as faixas brancas. Era equipado com duas metralhadoras Colt Browning .30 e carregava até 110 Kg de bombas sob a fuselagem. Pilotado pelo Major Lysias participou de diversos raids nos campos de aviação federais. Este mesmo modelo também foi usado pela aviação ditatorial - os temidos "vermelhinhos".

Photobucket

Photobucket

Notem na foto abaixo que quando armado, o WACO tinha o assento dianteiro desativado e nele era instalada a metralhadora (Colt Browning .30 ou 7mm sincronizadas) e os cofres de munição.

Photobucket

NIEUPORT DELAGE 72 C1 (Sociétè Anonyme Nieuport Delage, França) - "Negrinho"
Este modelo de caça francês voou no Brasil entre 1931 a 1937. Era equipado com duas metralhadoras sincronizadas Vickers .303 e atingia até 260 Km/h. Segundo o Major Lysias o "Negrinho" começou seu serviço nos Gaviões com a pintura original prateada e posteriormente foi pintado de verde-oliva. Abaixo vemos as duas pinturas.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

POTEZ 25 T.O.E. (Aéroplanes Henry-Potez, França) - "Nosso Potez"
Esta aeronave de reconhecimento e bombardeio leve foi usada na Aviação Militar brasileira entre 1930 e 1937. Era equipado com duas metralhadoras Vickers sincronizadas no capô além de carregar até 240Kg de bombas. Esta aeronave fez inúmeras "visitas" as trincheiras ditatoriais no setor Sul. Durante sua narrativa, Major Lysias menciona dois Potez: Um verde e amarelo que foi destruído no solo em Lorena pela aviação inimiga e o "Nosso Potez" que era verde com faixa branca, mostrado abaixo.

Photobucket

CURTISS O-1E, FALCON (Curtiss Aeroplane & Motor Co. Inc, EUA) - "Kavure I", "Kyri Kyri", "Taguato"
Aviões de múltiplo emprego - observação, ataque e bombardeio, os famosos Falcon que prestaram valorosos serviços aos Gaviões de Penacho foram adquiridos no Chile durante a revolução. Abaixo vemos os três diferentes, sendo que o "Taguato" foi perdido estacionado no solo e o "Kavure I" pilotado por José Angelo Gomes Ribeiro e Mario Machado Bittencourt foi abatido nas águas do Guarujá.

Photobucket

Photobucket

Uma foto emocionante que mostra os aviadores Gomes Ribeiro e Machado Bittencourt - que operava duas metralhadoras Colt Browning .30 móveis montadas no anel.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

DE HAVILLAND D.H.60T GIPSY MOTH (De Havilland Aircraft Co. Ltd, Inglaterra)
Abaixo o Gipsy Moth, aeronave de instrução pilotada pelo Dr. Paranhos do Rio Branco. Foto tirada no Campo de Aviação em Lorena.

Photobucket

MORANE SAULNIER M.S.35 (Aéroplanes Morane-Saulnier, França)
A foto abaixo mostra um aviador não identificado ao lado do que na minha opinião parece ser um Morane Saulnier, avião que foi usado pela Aviação Militar Brasileira entre 1928 a 1930. Caso alguém discorde ou tenha mais informações...por favor escreva!!

Photobucket


9 comentários:

  1. Caro Ricardo,
    Parabéns pela postagem e pelo blog. Também sou neto de veterano paulista, sou historiador e estou terminando um livro sobre a aviação durante a Revolução Constitucionalista, com previsão de lançamento para o início de 2013.
    Um abraço,
    Carlos Daroz (cdaroz@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Prezado Carlos, fico contente em saber que poderemos contar com uma publicação recente sobre este (tão esquecido) momento de nossa história. Assim que a publicação estiver pronta, entre em contato para podermos divulgá-la por aqui! Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Caro Ricardo, como sempre, ÓTIMA matéria !! Se não me engano, o Potez destruído no solo em Guaratinguetá (pag 46 do Gaviões de Penacho ) era conhecido como "Potez do Comandante", já que era sempre pilotado pelo sr. Major Lysias, o outro Potez era conhecido como " Nosso Potez" pois os demais pilotos se revesavam em sua pilotagem....
    Mauri Cunha.

    ResponderExcluir
  4. Pena q sao muito pouco as fotos.... Gostaria se possivel postarem a historia do grande heroi Major Lysias, q teve sua sepultura na imensidão do mar.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Jairo:
      http://tudoporsaopaulo1932.blogspot.com.br/2010/09/mario-machado-bittencourt-o-heroi-da.html

      Excluir
  5. Bom dia Ricardo,
    É bom ressaltar que o Waco CSO está exposto no museu da TAM em S. Carlos. Tenho algumas fotos de quando visitei o museu. Se quiser, posso enviá-las. Parabéns pelo seu Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Dário:
      http://tudoporsaopaulo1932.blogspot.com.br/2012/05/o-aviao-waco-cso-no-museu-da-tam.html

      Excluir
  6. Caro Ricardo, você está correto quanto ao Morane Saunier. É o modelo Type AL, basta comparar as estrutura de sustentação das asas e do trem de pouso da sua foto com as do link que envio abaixo. Um abraço fraterno. José Pedro Seppi. https://it.wikipedia.org/wiki/Morane-Saulnier_Type_AI#Varianti

    ResponderExcluir
  7. Sr. Ricardo, confere a história de um avião federal que foi derrubado por se recusar a atacar revoltosos?

    ResponderExcluir