quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Medalha "Nove de Julho" do cinquentenário da Revolução de 32

Apresento hoje aos amigos leitores do blog a Medalha Nove de Julho, outorgada em 1982 pela Sociedade Veteranos de 32 M.M.D.C. durante as comemorações do cinquentenário da revolução. O exemplar abaixo está sem a fita, que segue o padrão de cores da Medalha M.M.D.C. porém com a faixa vermelha ao centro. 

Decreto Nº 16.916, de 22 de abril de 1981Dispõe sobre a oficialização da Medalha «9 de Julho», comemorativa do Cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 1932.
Artigo 1º - É oficializada, sem ônus para os cofre públicos, a Medalha «9 de Julho», instituída pela Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C., comemorativa do Cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 1932, nos termos do Regulamento que a este acompanha.
Artigo 2º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 22 de abril de 1981 - PAULO SALIM MALUF
...
Artigo 1º - A Medalha “9 de Julho”, comemorativa do Cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 1932, criada pela Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C., tem por objetivo galardoar os participantes ativos daquele evento, pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras. Parágrafo único - A Medalha poderá ser concedida, também, em caráter excepcional, a personalidades brasileiras ou estrangeiras, ou entidades, consideradas merecedoras da distinção, por serviços relevantes prestados à Democracia, a São Paulo, à Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C. ou ao culto da Epopéia Cívica de 1932.
Artigo 2º - A Medalha é de bronze, de formato circular, com 35 mm (trinta e cinco milímetros) de diâmetro, trazendo no anverso, no campo, o busto do Soldado Constitucionalista, de perfil à esquerda e na orla, em caracteres versais, os dizeres: “Cinquentenário da Revolução Constitucionalista - 1932 - 1982” e no reverso, os dizeres, no sentido horizontal: “Medalha 9 de Julho” - Sociedade Veteranos de 1932 - MMDC” - São Paulo. A Medalha pende de fita de gorgorão de seda chamalotada, com 35 mm (trinta e cinco milímetros) de largura.

Photobucket

Photobucket

3 comentários:

  1. Ricardo:
    A medalha foi criada pelo Decreto Estadual n° 16.916 de 22 de abril de 1981.
    Inicilamente concebida para condecorar só os participantes da Revolução Constitucionalista, mais tarde ela foi estendida a outras pessoas.
    Curiosamente, a Assembléia Legislativa também cunhou a sua medalha com a mesma finalidade.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Galdino, agradeço a informação - que já foi acrescentada ao post!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mas ela ainda e outorgada nos dias de hoje?

    ResponderExcluir