sexta-feira, 30 de novembro de 2012

XVI Congresso Brasileiro de Numismática

No último dia 29, aconteceu em São Paulo a abertura do XVI Congresso Brasileiro de Numismática da SNB - Sociedade Numismática Brasileira. No evento foi lançada a belíssima Medalha Comemorativa dos 80 anos da Revolução de 1932, concebida e executada por dois grandes amigos: O Sr. Marcelo Tibúrcio e o Major PM Galdino Vieira Neto - o resultado ficou impressionante! Como colecionador e estudioso da medalhística paulista, considero esta como uma das medalhas mais bonitas relacionadas a 1932, remetendo as figuras esculpidas por Galileo Emendabili no Obelisco do Ibirapuera.

Photobucket

O evento contou com a presença do CEL PM Mario Ventura, Presidente da Sociedade Veteranos de 32 M.M.D.C., que como sempre deu uma verdadeira aula sobre a revolução para todos os presentes.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

A matriz esculpida que deu origem a medalha nas mãos dos seus criadores.

Photobucket

A versão em PRATA e BRONZE das medalhas. Numeradas individualmente e com uma tiragem pequena e exclusiva (1 de OURO, 35 de PRATA e 60 de BRONZE) - seu cunho foi destruído após a única tiragem, tornando-a instantâneamente cobiçada pelos colecionadores e numismatas.

Photobucket

Photobucket

Sr. Marcelo Tibúrcio, que além de numismata e especialista em medalhas militares é dono de uma impressionante coleção de distintivos da Revolução de 32, montada ao longo de anos de dedicação e obstinada busca.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é mario, sou neto de um combatente da revoluçao de 32, sou natural de taubaté e meu avô também, queria saber se tem algo que fale dos combatentes da cidade de taubaté, não sei muito a respeito, sei que funcionarios da Companhia Taubaté Industrial, antiga CTI, foram voluntários, dentre eles estavam meu avô, mas como ele era de menor na época que foi trabalhar na CTI teve que usar um documento falso para conseguir o trabalho e se alistou com outro nome, antes de seu falecimento ele contava historias e até tinha lembranças dos tempos de front, combateu em cunha e em cruzeiro, foi preso em jacarei, conseguiu fugir e vivei bem até seus 92 anos de idade!

    ResponderExcluir