segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A arte de Vicente Caruso

Muitos leitores me escrevem perguntando quem é o artista responsável pelas famosas figuras reproduzidas abaixo, que trazem duas lindas moças segurando a bandeira paulista. Trago hoje estas, e algumas outras obras do grande pintor Vicente Caruso (1912-1986) que ao longo de sua vida deixou um legado de gravuras que hoje estão espalhadas por todo o Brasil - sendo as mais conhecidas, as célebres "pin-ups" que retratam a beleza da mulher brasileira estampando calendários de grandes empresas nos anos 1950 - que é justamente o caso das imagens com a bandeira paulista, criadas em ocasião do IV Centenário da cidade.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Veja estas e outras pinturas de Vicente Caruso acessando o site www.pintorescaruso.com.br

10 comentários:

  1. Ricardo,

    agradeço a referência, todavia permita-me discordar num único ponto: a mais célebre obra de Vicente Caruso é Complacência, que pode ser vista também em www.pintorescaruso.com.br .

    Tanto Vicente Caruso quanto seu irmão Salvador Caruso estiveram em 32, e além de combaterem deixaram bons trabalhos artísticos sobre a luta.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um quadro pintado por ele de Jesus Cristo não sei de quando é, mais ele e perfeito não sei quanto vale essa obra de arte

      Excluir
  2. João Marcos Carvalho8 de dezembro de 2012 12:52

    Caso essas mulheres pintadas por Caruso tivessem integrado o Exército Constitucionalista, São Paulo teria vencido a revolução sem dar um tiro!
    Embevecidos com tanta beleza, os inimigos se renderiam incondicionalmente.

    ResponderExcluir
  3. Excelentes trabalhos de ilustração. Eles me lembram um pouco o trabalho de outro artista chamado Benício. Vc por acaso já ouviu falar?
    Jayme Correa -SP

    ResponderExcluir
  4. A minha favorita é a décima - de cima pra baixo! A primeira e a segunda - nessa mesma ordem - também são belas!

    ResponderExcluir
  5. A minha favorita é a décima - de cima para baixo! A primeira e a segunda também são belas!

    ResponderExcluir
  6. tenho um quadro com uma índia.estou vendendo,gostaria de uma avaliação.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um quadro, da índia que reflete sua imagem na água

    ResponderExcluir
  8. Tenho um quadro de uma india sentada de lado segurando uma flor encostada no rosto,gostaria de uma avaliação

    ResponderExcluir