segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Parque do Ibirapuera em 1954

Um dos locais mais queridos dos moradores de São Paulo é sem dúvida alguma o Parque do Ibirapuera. Poucos sabem que o parque foi um presente para a cidade na comemoração dos seus 400 anos.

Na década de 1920, o então Prefeito José Pires do Rio idealizou a transformação de uma grande área na zona sul da capital ao lado da Invernada dos Bombeiros em um parque semelhante a existentes na Europa e Estados Unidos. O obstáculo representado pelo terreno alagadiço frustrou a ideia, até que um modesto funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes - iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos buscando drenar o solo e eliminar a umidade excessiva do local. Abaixo uma imagem dos terrenos do Ibirapuera em 1935.

Photobucket

Anos depois em 1951, o Governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade. Coube ao arquiteto Oscar Niemeyer a responsabilidade pelo projeto arquitetônico. A inauguração contou com diversas atrações como a Exposição Internacional com 640 estandes montados por treze estados e dezenove países e também a grande Exposição Industrial que ocorreu no local onde hoje está instalada a Fundação Bienal. Abaixo vemos algumas fotos raras do parque em 1954, tiradas de uma revista que circulou na época.

Photobucket

No local onde hoje encontra-se um gramado e um estacionamento, funcionava um animado Parque de Diversões.

Photobucket

Photobucket

Reparem na estrutura da construção do Obelisco, vista da grande marquise.

Photobucket

Photobucket

O Obelisco aos Heróis de 32 só seria concluído três anos depois.

Photobucket

O espetáculo do chafariz de águas dançantes é tão antigo quanto o próprio parque.

Photobucket

Photobucket

Uma bela vista aérea da região pela qual é possível notar algumas modificações do parque atualmente.

Photobucket

A Exposição Industrial no prédio onde hoje acontece a Bienal.

Photobucket

Photobucket

Nas duas fotos abaixo os pavilhões da Exposição Internacional. O Pavilhão Japonês foi mantido, mas a outra grande estrutura foi demolida.

Photobucket

Photobucket

A grande Exposição Internacional atraiu milhares de pessoas vindas de todo o Brasil.

Photobucket

Operários finalizam as obras. A estrutura conhecida atualmente como "Oca" aparece ao fundo.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

4 comentários:

  1. Ricardão!! Meu pai morava em frente onde é hoje o Hospital do Servidor Público perto do parque, naquela época todo era Brejo e Canavial.

    Abraços.
    Milton Basile

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog e pelo excelente "arsenal" de imagens antigas, tanto do ibirapuera, como de outros locais de São Paulo. Muito Bom. foi gratificante ter conhecido o seu site.

    ResponderExcluir
  3. Haviam três pavilhões, onde eram montadas feiras como a "UD" e o salão do automóvel, depois transferidos p/ o Anhemby

    ResponderExcluir