quinta-feira, 6 de março de 2014

Imperial Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo

Trago hoje uma pequena e formosa miniatura da Imperial Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo - que foi a condecoração mais concedida por D. João no Brasil e por conta da Guerra do Paraguai também foi largamente outorgada durante o reinado de D.Pedro II.

Chegando ao Brasil estampada nas caravelas, a cruz de Ordem de Cristo fez parte ativa da história do Brasil até 1889. Sintetiza Poliano em seu estudo sobre a Ordem: “A expansão geográfica do nosso país, os descobrimento das minas de ouro e minerais preciosos, a defesa e a manutenção da terra foram conseguidos e estimulados com os hábitos dessa Ordem”. O caráter religioso da Ordem residia também na necessidade da propagação e manutenção da Religião de Cristo a fim de “trazer a fé católica os idólatras e gentios” que em grande número ainda existiam no país. (Fonte: www.medalhasmilitaresdobrasil.com.br)

O exemplar abaixo é uma pequena miniatura, mas rico em detalhes. A corôa imperial no topo do conjunto é a mesma usada nas demais ordens brasileiras do período.

 photo DSC02791_zpsaaef4fe4.jpg

 photo DSC02805_zps4ee23f48.jpg

 photo DSC02804_zps4d40cf0d.jpg

Da cruz da Ordem de Cristo se originou a bandeira da Cidade de São Paulo, instituída em 1987 pelo Prefeito Jânio Quadros.

 photo bandeira-da-cidade-de-sao-paulo2_zpsb9764a44.jpg

Um comentário:

  1. Note que a cruz de dentro do brasão, na bandeira, está com as cores erradas. Alguém na prefeitura trocou as cores no arquivo de computador que é usado pra tudo. Hoje esse erro já está espalhado em lixeiras, ônibus, propagandas e campanhas na TV etc. Até as bandeiras na frente da prefeitura, no Viaduto do Chá, estão com o erro. Comecei a perceber em 2006.

    ResponderExcluir